Uma Farsa Religiosa: o Julgamento de Jesus.
“Naquela ocasião os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos do povo se reuniram no palácio do sumo sacerdote, cujo nome era Caifás, e juntos planejaram prender Jesus à traição e matá-lo. Mas diziam: “Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo.”
Mateus 26 : 3 - 5.
A detenção, julgamento, condenação, sentença e execução de Jesus Cristo foi e ainda é sem precedente legal. Ele sofreu a penalidade da morte apesar que Pôncio Pilatos – a autoridade romana máxima e local – o considerou inocente.
O Messias realmente foi submetido a dois julgamentos cada um com três fases ...
Primeiro veio o julgamento religioso, onde a acusação era de blasfêmia, em seguida, veio o processo civil em que a acusação era o incitamento à rebelião.
Jesus foi julgado perante um tribunal injusto, com um processo judicial apressado, que termina em uma punição severa, um julgamento não autorizado realizado por indivíduos que tomaram a lei em suas próprias mãos. Estes líderes são considerados corruptos e sem respeito a lei.
Este julgamento foi precedido por uma conspiração:
“Então os principais sacerdotes e os anciãos do povo se reuniram no pátio da casa do sumo sacerdote, o qual se chamava Caifás; e deliberaram como prender Jesus a traição, e o matar. Mas diziam: Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo.”
Mateus 26 : 3 - 5.
A conspiração incluiu os fariseus, os anciãos do povo, os saduceus e os sumo sacerdotes.
Haviam dois grupos opostos e havia uma grande amargura entre eles. Mas eles tinham uma coisa em comum; animosidade para com as reivindicações do Messias. Enquanto Jesus mantinha a Lei de Moisés, Ele se recusou a defender as tradições de ambos os fariseus ou os saduceus. Esta foi a razão pela qual Ele foi odiado por ambos os grupos. Esse ódio deu origem a uma conspiração contra o Messias, que foi liderada por Caifás, o sumo sacerdote. O plano era de apreenderJesus em segredo, longe da atenção das massas, e matá-lo antes que as pessoas se dessem conta do que havia acontecido ...
Mateus 26:14-16, Marcos 14:11 e Lucas 22:5 claramente declaram que os conspiradores estavam contentes quando Judas ofereceu a oportunidade de apreender Jesus. Eles rapidamente fizeram uma promessa para pagá-lo por seus serviços. O valor acordado foi de trinta moedas de prata. Judas foi pago pelo “templo” dinheiro que havia sido designado para a compra de sacrifícios. Os conspiradores nem realizaram que eles estavam realmente comprando um sacrifício com o dinheiro do templo, porque quando o Messias morreu, Ele morreu como sacrifício pelo pecado de todas as pessoas.
As trinta moedas de prata tinham significado adicional. De acordo com Êxodo 21 : 32 “Se o boi chifrar um escravo homem ou mulher, o proprietário deve pagar trinta moedas de prata ao dono do escravo. . . “ Assim, os líderes de Israel compararam o ministério do Messias como sendo do valor de um escravo. Mas, ao mesmo tempo, desconhecido para eles, estes líderes estavam cumprindo uma profecia do Antigo Testamento. Zacarias 11:12 claramente afirma que seu preço seria de trinta moedas de prata. Leia Zacarias 11:12-13.
No tempo do Messias, o judaísmo tinha desenvolvido muitas leis que controlavam todas as facetas da vida judaica, que nas Escrituras é referido como a tradição dos anciãos.
Marcos 7 : 3 - 4.
Dentro deste corpo maciço de lei haviam os mandamentos que lidavam com a maneira pela qual o Sinédrio deveria conduzir um julgamento.
A principal coisa que os fariseus e saduceus tinham contra o Messias foi Sua recusa em aceitar as Tradições dos mesmos como sendo oficiais e obrigatórias. No entanto, eles mesmos eram culpados da mesma coisa pela qual eles condenaram o Messias. Na tentativa de um processo judicial apressado e morte rápida do Messias através de um tribunal injusto, eles violaram uma série
de suas próprias leis.
As vinte e duas leis do Sinédrio, que foram violadas no julgamento do Messias são os seguintes:
- Não deveria haver nenhuma apreenção por autoridades religiosas que foi afetada por suborno: “Também não aceitarás suborno, porque a suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos.”
Êxodo 23 : 8. - Não deveria haver nenhum procedimento criminal depois do
pôr-do-sol. ((“Deixe um crime capital ser julgado durante o dia, mas
suspendê-lo durante a noite.”
(Mishna = a lei oral, Sanhedrin 4 : 1)). - Nem juízes ou membros do Sinédrio eram autorizados a participar na detenção. “Depois,
Jesus disse aos líderes dos sacerdotes, aos chefes dos guardas do
templo e aos anciãos que tinham ido prendê-lo: Por que vocês vieram com
espadas e cacetes para me prender, como se eu fosse um ladrão?”
Lucas 22 : 52. - Não deveria haver julgamentos antes do sacrifício da manhã.
- Não deveria haver julgamentos secretos, só públicos.
- O Julgamento pelo Sinédrio só podia ser realizado no Salão de Julgamento no recinto
do Templo. - O procedimento era para ser primeiro de defesa e depois da acusação.
- Todos podem argumentar em favor da absolvição, mas todos não podem argumentar
em favor da condenação. - Devia haver duas ou três testemunhas e seu depoimento tinha de concordar em todos os detalhes: Deuteronômio 19 : 15.
- Não deveria haver nenhuma indução para o acusado depor contra si mesmo.
- Ao Sumo Sacerdote era proibido rasgar a sua vestidura Levítico 21 : 10.
- As acusações não poderiam originar com os juízes. Eles só podiam investigar acusações trazidas para eles.
- A acusação de blasfêmia era válida somente se o nome de Deus em si foi pronunciado.
- Uma pessoa não poderia ser condenado somente baseada em suas próprias palavras.
- O veredicto não poderia ser anunciado durante a noite, só durante o dia.
- No caso da punião, o julgamento e o veredicto de culpabilidade não poderiam ocorrer ao mesmo tempo, mas deveriam ser separados pelo menos por 24 horas.
- Votando a favor da pena de morte tinha que ser feito por contagem individual iníciando com o mais novo assim que o jovem não seria influenciada pelos anciãos.
- A decisão unânime de culpa demonstra inocência, já que é impossível para 71 homens estarem de acordo, sem ter conspirado.
- A sentença só poderia ser pronunciado três dias após o veredicto de culpa.
- Uma pessoa condenada à morte não poderia ser batida ou açoitada previamente.
- Os juízes deviam ser humanos e gentis.
- Nenhum julgamento era permitido na véspera do sábado ou num
dia de festa. (A Mishna = lei oral diz: “Eles não julgarão, na véspera
do sábado, nem em qualquer festividade.”)
Corrupção Religiosa e Política X a Verdade.
Um Julgamento Cruel.
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